quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A FORÇA DAS COISAS - Tons das Ideias Antena 2 - Multimédia RTP

Luís Caetano à conversa com Benjamin Moser, autor do livro “Clarisse Lispector - Uma Vida”

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhdVS8xYF1nA6eOVHaVsDpWhc3azksAIvRLJcCokBVZWGuqVg3HI73k1GZl7XrY0mCWAA9dG5TeD2sDK4YodHLmzf8QegmZALzTMmPI7lMf0JwVARxQ0GEZwG14mNJQOZZ_MlSNfo4e4pVq/s1600/clarice-lispector.png

• Esta é a biografia de uma das melhores autoras do Brasil: Clarice Lispector.
• Este livro foi distinguido como o New York Times Notable Book de 2009 e foi finalista do National Book Critics Circle Award Amazon.com na categoria Best of the Month em Agosto de 2009. “Clarice Lispector - Uma Vida” foi também favorito na categoria de não-ficção em 2009 do Los Angeles Times, além de ter sido considerado o Best of 2009 da Barnes & Noble Editors’ Choice.
• A biografia conta a história da vida da Clarice Lispector desde o seu
nascimento, na Ucrânia (durante a guerra), a sua vida cosmopolita como autora e mulher de diplomata, bem como o fim trágico da sua vida.
• O livro foi já bastante referenciado na imprensa portuguesa, meses antes da sua publicação em Portugal.
Sobre a obra:
Nascida em 1920, numa Ucrânia devastada pelo rescaldo da Primeira Guerra Mundial, vendo a família levada para um país distante pelos terríveis pogroms que mataram a mãe e arruinaram o pai, Clarice Lispector triunfou sobre as suas origens para se tornar, quase desde a adolescência, uma pessoa cuja beleza, génio e excentricidade intrigaram os escritores e artistas do Brasil.
Clarice Lispector - Uma Vida conta como uma rapariga precoce, depois de um longo exílio no estrangeiro e de difíceis lutas pessoais, se tornou uma grande escritora e mostra, pela primeira vez, as profundas raízes da mística tradição judaica que fizeram dela a verdadeira herdeira de Kafka.
Atravessando o mundo, da Ucrânia ao Brasil, de Nápoles, Berna e Washington ao Rio de Janeiro, Clarice Lispector - Uma Vida mostra como Clarice Lispector transformou as lutas de uma mulher em obras de arte de carácter universal.

Imprensa Internacional:
Moser permite que Lispector permaneça uma mulher de assombrosas contradições e desvenda um complexo retrato de uma artista com um sentido estético e uma criatividade muito à frente do seu tempo…
As intersecções de factos e ficção, vida e literatura, são habilmente afastados por este biógrafo sensível e inteligente.
Rigoberto González, National Book Critics Circle Finalist Nomination [Clarice Lispector] ainda tem de conquistar o lugar que lhe compete nos cânones literários. A biografia de Benjamin Moser, viva, ardente e intelectualmente rigorosa, promete emendar esta falha.
New York Times

Uma biografia digna do seu grandioso sujeito… Uma das escritoras mais misteriosas do século XX é finalmente revelada com as suas cores vibrantes.
Orhan Pamuk

Viva, ardente e intelectualmente rigorosa.
The New York Times Book Review

Com uma pesquisa meticulosa... Bem escrito e notável… Moser é impressionante.
New York Review of Books

Louvores para a tradução brasileira: “Os melhores livros de 2009”, O Globo
Cosac Naify, 2009

Sobre o autor:
Benjamin Moser nasceu em 1976 em Houston, Estados Unidos da América. Escreve a coluna New Books da Harper’s Magazine e é um colaborador regular da The New Yorker Review of Books. O seu trabalho apareceu em muitas publicações por todo o mundo, incluindo Condé Nast Traveler, Newsweek e American Scholar, e publicou traduções de holandês, espanhol, francês e português. Moser vive actualmente na Holanda.

• Benjamin Moser vem a Lisboa em Setembro 2010 para divulgar esta obra.
• O site oficial do autor é: http://www.benmoser.com/


A FORÇA DAS COISAS - Tons das Ideias Antena 2 - Multimédia RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário